sábado, 3 de janeiro de 2009

Liderança (s) e relações interpessoais: reflectindo …

Partindo do meu último post neste blogue, e aproveitando o carisma que caracteriza essa mítica banda – The Rolling Stones – gostaria de colocar à vossa consideração as seguintes questões:

. Que características (comuns) possuem os “verdadeiros” líderes nas mais diferentes áreas do conhecimento; do mundo artístico, desportivo, empresarial, entre outros?

. A capacidade de liderança será, na vossa opinião, inata e / ou poderá ela ser adquirida / aperfeiçoada através de um trabalho rigoroso que tem como base a aposta nas relações interpessoais?

. Como conseguem os “verdadeiros” líderes manter a sua capacidade de liderança ao longo dos tempos ultrapassando obstáculos sucessivos, triunfando sobre os desafios da mudança, cada vez mais exigente e acelerada, que a nova Sociedade do Conhecimento preconiza?

Aguardo os vossos comentários!


5 comentários:

Rui disse...

Bom dia, é a primeira vez que, por aqui apareço, mas deixe que lhe diga que gostei do que vi neste blog, achei devéras interessante o facto de meter três questões interessantes, mas que a meu ver uma unica resposta, responde a todas élas: Eu diria que tudo o que se faz realmente com amor, resulta, agora se tive-mos a sorte de podermos fazer aquilo para o qual nascemos, ou seja, para o qual temos uma tendência natural, Aquilo que nasceu connosco.Então não há limites de sucesso, simplesmente porque o que os outros definem por trabalho, para essa pessoa, è um modo de vida, está pronta mentalmente, para aplicar 24 horas do seu dia ao assunto, e o que faz, faz realmente com amor.
Penso que será isso! O segredo do sucesso.
Parabens Carla uma vez por outra vou passando por cá beijo.

Nilson Barcelli disse...

- Há características comuns, por certo, mas muitos dos líderes dessas áreas nem sequer têm perfil de líder...
De qualquer modo não sei responder porque os "verdadeiros" possuem diversas dessas características, que são várias;
- Quem a não tiver inata, dificilmente será líder, mas todos devem/podem aperfeiçoá-la; existem técnicas, mais ou menos naturais que podem ser maximizadas.
- Delegando, motivando, etc. O que, parecendo fácil. só está ao alcance de muito poucos. Porque o verdadeiro líder não manda...

Isto é alguma avaliação...?

Beijo.

Anónimo disse...

Salvé!
Que lindas pestanas!
Vim da parte da Lily um louva a deus, que com foi levada por uma pessoa de alma bela e que a colocou em casa mais quentinha.
Esperemos que ambas continuem bem "louvando o céu"!
Quanto ao seu post, penso que qualquer sucesso tem por base os seguintes requisitos:
- merecimento (de outras paragens)
- respeitar e incentivando quem trabalha para 3ºs
- agradecer o que houver entre mãos e os propósitos a atingir...porque num ápice tudo nos é retirado.(basta olhar em redor pelo que ouvimos, e lemos)
- perceber que ninguém é imprescindível nem infalível e que o trabalho em equipa cria mais possibilidades e essas ideias, concorrem para um mesmo objectivo.
- perceber que o amor naquilo que se faz e a dedicação a quem se tem por perto, é propagado pela vibração do sentimento(pensamento)
- saber que a Luz está sempre presente e não apenas nos templos!
- Manter pensamento positivo e especialmente bom humor. Um sorriso logo pela manhã faz milagres no ambiente.

nota: refiri-me a uma liderança de sucesso duradouro e não... passado algum tempo seja julgado pela opinião pública ou no tribunal.

E é isto...
podem haver outras mais hipóteses, mas nem sempre os livros que ensinam o suficiente perante a sabedoria que cada um transporta consigo...basta um click e ela fica desperta. Depois, é só colocá-la em acção e passar a palavra - senão ela morre!

Deixo um sorriso e obrigada
Sempre...
Mariz

Elcio Tuiribepi disse...

Líder tem que ter humildade, empatia, amor e paixão pelo que faz e também pela vida.
Tem que saber principalmente lidr com as adversidades, tem que saber compreender, ouvir...ouvir...ouvir...para depois emitir sua opinião e outros tantos predicados que o quase fazem ser um super-homem...bastante humano...um abraço na alma

Unknown disse...

Os verdadeiros lideres são aquelas pessoas que, embora não sendo mais sapientes ou inteligentes, têm inata a capacidade de juntar as pessoas à sua volta e de as motivar a executar uma determinada tarefa individualmente ou em grupo, para o bem ou para o mal. São dotados da chamada inteligência emocional, sabendo tirar partido das fraquezas e forças dos outros.

Bjinhos 'miga!